PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Governo Lula quer transformar biodiesel na segunda maior matriz energética


Agência Brasil - 29 nov 1999 - 22:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:21

Em visita ao Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil tem os requisitos necessários para ser o maior fornecedor de combustíveis renováveis do mercado mundial e que o seu governo vai transformar o biodiesel na segunda maior matriz energética brasileira.

Segundo ele, consolidar o Programa Nacional de Biodiesel é uma política pública de estado. "Produzir o biodiesel é uma forma de tornar o Brasil mais independente das necessidades do petróleo, que um dia pode acabar. Este projeto era vital para garantir ao país um pouco mais de independência aos olhos do mundo, na medida em podemos ser um grande exportador de biodiesel", afirmou.

Lula participou, em Belém (PA), da inauguração da primeira usina de biodiesel da região Norte, do grupo Agropalma. A unidade terá capacidade de produzir 8 milhões de litros de biodiesel por ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a produção de biodiesesl significará para o país uma economia anual de US$ 160 milhões com a importação de petróleo. A legislação atual permite a mistura de apenas 2% do biodiesel ao óleo diesel de petróleo, mas em 2013, segundo o governo, o percentual de adição deverá ser de 5%.

O biodiesel é um combustível pouco poluente derivado de fontes renováveis. Ele pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, tais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim e soja, substituindo total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores automotivos ou estacionários (geradores de eletricidade e calor). Pode ser usado puro ou misturado ao óleo diesel de petróleo em diversas proporções. A mistura de 2% é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B10.