PUBLICIDADE
padrao padrao
Negócio

Rumo levanta R$ 350 milhões junto ao BNDES para expansão em biocombustíveis


BiodieselBR.com - 20 jan 2026 - 09:05

O BNDES aprovou a liberação de R$ 350 milhões do Fundo Clima para a Rumo reforçar sua logística de escoamento dos biocombustíveis fabricados na Região Centro-Oeste. A empresa vai usar os recursos para adquirir um total de 6 locomotivas híbridas e 160 vagões-tanque.

Com o reforço, a capacidade de movimentação de líquidos da empresa deverá crescer em 928 mil m³ por ano – cerca de um terço do volume transportado em 2024.

Já as novas locomotivas combinam motores elétricos e de combustão interna. Nesse arranjo, o motor de combustão pode atuar apenas para gerar eletricidade ou fornecer tração direta, enquanto o sistema elétrico complementa a potência, reduz picos de consumo e armazena energia recuperada por frenagem regenerativa.

“A adoção de tração híbrida representa a alternativa tecnológica mais viável de descarbonização da matriz ferroviária (...) por ter menor custo de implementação e de dependência de obras civis complexas”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Com a tecnologia híbrida e a substituição do modal rodoviário para o ferroviário, a estimativa é que se evite a emissão de 62,3 mil toneladas de CO2 por ano. O aumento do transporte sobre trilhos é uma das formas mais rápidas de baixar as emissões do setor, especialmente em produtos que demandam altos volumes e longas distâncias – caso das commodities agrícolas.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do BNDES