PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo fecha em alta, com expectativa de manutenção de restrição da Opep +


BiodieselBR.com - 04 nov 2020 - 09:28

Os futuros do petróleo subiram na terça-feira (3), com base na recuperação da sessão anterior, com os sinais de que a OPEP + vai segurar as restrições à produção e os mercados financeiros mantêm um clima otimista no dia das eleições dos Estados Unidos.

“Os futuros de petróleo com certeza prestarão muita atenção aos resultados das eleições nos EUA em curso”, disse Robbie Fraser, analista sênior de commodities da Schneider Electric. “Ambos os candidatos oferecem pontos de vista opostos sobre as principais iniciativas de política energética, mas nem sempre está claro onde o impacto líquido sobre o preço irá cair."

“Além da eleição, o mercado vai querer ver indicações contínuas de que a OPEP + vai atrasar os planos para os membros reduzirem alguns de seus compromissos em janeiro”, disse ele, em uma nota de mercado nesta terça-feira. “Essa mudança parece provável, pois os EUA e a Europa continuam a ver números recordes de novos casos COVID-19, diminuindo as perspectivas de demanda de combustível para transporte”.

O petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI), a referência americana, para entrega em dezembro subiu 65 centavos, ou 1,8%, para $ 37,46 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex). Já o petróleo bruto Brent, a referência global, de janeiro subiu 51 centavos, ou 1,3%, para $ 39,48 o barril na ICE Futures Europe, após negociação em alta de $ 40,45.

A alta do petróleo ocorre num momento em que os índices de ações de referência dos EUA ganham, com os eleitores restantes indo às urnas no dia da eleição. O desafiante democrata Joe Biden manteve uma sólida vantagem sobre o presidente Donald Trump nas pesquisas de opinião, mas sua vantagem em Estados de campo de batalha que poderiam determinar o resultado no colégio eleitoral diminuiu.

“É provável que os preços tenham sido apoiados não apenas pelo aumento geral no apetite pelo risco, mas também por relatórios da OPEP e seus aliados (OPEP +) de que os cortes de produção serão mantidos em seu nível atual após o fim do ano,” disse Eugen Weinberg, analista de commodities do Commerzbank, em nota.

Os preços do petróleo bruto reverteram as pesadas perdas da segunda-feira (02), depois das notícias de que a Rússia estaria pressionando por um adiamento do relaxamento das restrições à produção, programado para janeiro. “Se a Rússia e a Arábia Saudita concordarem com isso, os outros membros da aliança provavelmente concordarão com a decisão. Afinal, eles não terão esquecido a guerra de preços de abril / maio iniciada pela Arábia Saudita e não desejarão arriscar irritar a Arábia Saudita ”, disse Weinberg.

O petróleo caiu drasticamente em outubro, com o aumento de casos de Covid-19 na Europa e nos EUA, ressaltando as preocupações com a demanda de petróleo. Vários países europeus aumentaram as restrições à atividade empresarial, enquanto o aumento dos casos nos EUA gerou dúvidas sobre a capacidade da economia de continuar sua recuperação.

Os comerciantes também estão ansiosos por dados semanais sobre o fornecimento de petróleo dos EUA do American Petroleum Institute (API) nesta terça-feira e da Administração de Informações de Energia (AIE) na quarta-feira (04).

Em média, os analistas esperam que o AIE relate um declínio de 600.000 barris no fornecimento doméstico de petróleo, junto com quedas de estoque de 1,1 milhão para gasolina e 2,4 milhões para destilados, de acordo com uma pesquisa conduzida pela S&P Global Platts.

Algumas previsões para um clima mais quente nesta semana "provavelmente esfriaram os otimistas", disse Daniel Flynn, analista do The Price Futures Group, em nota. No entanto, "começando no início da próxima semana, estaremos de volta aos ventos de novembro e devemos ver outra agitação nos preços".

Nos Estados da Costa do Golfo, se o clima permitir, os reparos após as tempestades recentes podem ocorrer em um "ritmo rápido", disse ele. Até agora, nesta temporada de furacões, “os trabalhadores não conseguiram ficar tempo o suficiente para fazer reparos realmente sólidos, porque outro furacão estava se abatendo sobre eles”.