PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras anuncia investimentos na modernização de Abreu e Lima


Suno - 25 abr 2023 - 11:15

A Petrobras (PETR4) anunciou a assinatura de um contrato para a ampliação e modernização das unidades já em operação na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizadas em Pernambuco.

Segundo a estatal, após a conclusão das obras, esperada para o quarto trimestre de 2024, “a refinaria terá um aumento na capacidade total de processamento do Trem 1: dos atuais 115 mil barris de petróleo por dia (bpd) para 130 mil bpd, conforme previsto no Plano Estratégico 2023-2027.”

As unidades envolvidas no projeto são destilação atmosférica, coqueamento retardado e unidades auxiliares. Segundo a companhia, a modernização é considerada estratégica tanto para a Petrobras e para o país.

“Pois viabilizará o incremento da oferta de diesel para o mercado brasileiro a partir de 2025”, diz a estatal em nota.

Refinaria Abreu e Lima 

Vale lembrar que a RNEST esteve à venda na gestão anterior da Petrobras, mas não encontrou interessados. Em 2022, a estatal anunciou planos para retomar a construção de uma segunda unidade de refino para tornar a refinaria mais atrativa aos investidores.

No entanto, o novo governo, assumido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro, descartou a ideia de vender a unidade.

A construção da segunda unidade de refino foi interrompida após os casos de corrupção revelados pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O projeto tinha um investimento estimado em US$ 1 bilhão e capacidade de produzir 145 mil barris de diesel por dia.

Com a modernização das unidades existentes, a Petrobras pretende ampliar a capacidade de processamento da RNEST e, consequentemente, aumentar a oferta de diesel no mercado brasileiro.