PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Expansão global de biocombustíveis deve desacelerar até 2023


Reuters - 11 jul 2014 - 14:37

A produção global de biocombustíveis deve expandir até 2023, impulsionada principalmente pelo aumento da demanda, preços mais elevados do petróleo e políticas governamentais, mas o crescimento deve ser menor do que na última década, disseram a FAO e OCDE nesta sexta-feira.

A Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disseram em relatório conjunto que esperam que a produção de etanol e biodiesel atinja 158 bilhões de litros e 40 bilhões de litros, respectivamente até 2023. "A produção de biocombustível vai crescer substancialmente, com a produção de etanol e biodiesel subindo mais de 50% na próxima década", disseram.

"Isso representa uma significativa desaceleração em relação à última década, quando a produção mais que dobrou no período de dez anos entre 2004 e 2013." O debate tem aumentado sobre os benefícios dos biocombustíveis nos últimos anos, com opositores argumentando que eles contribuem para a inflação dos alimentos ao usar insumos que poderiam ser usados para alimentação. A OCDE e a FAO disseram que esta tendência continuará com a expectativa de que nos próximos anos os insumos usados na produção de biocombustíveis venham 12% de grãos forrageiros, 28% da cana e 14% de óleos vegetais.

O uso crescente do etanol no Brasil está ligado à mistura de 25% do biocombustível à gasolina, expansão da indústria de carros flex e a demanda importadora dos Estados Unidos para preencher o mandato de biocombustíveis avançados, disseram as agências.

O uso de etanol nos Estados Unidos pode ser limitado pelo chamado blend wall – os motores de parte da frota norte-americana não poderia usar mais que 10% de etanol – o que obrigaria a reduzir as cotas de mistura de etanol de milho e deve crescer apenas marginalmente nos anos finais do período de projeção, deixando a necessidade de uso adicional de biodiesel para atender o mandato total e para avançados.

A OCDE e a FAO estimam que até 2023 apenas 12% do mandato de etanol celulósico dos EUA, que requer aumento da mistura para combustíveis feita com gramíneas, biomassa e resíduos agrícolas, possa ser implementado.