PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Demanda global por petróleo deve continuar crescendo até 2040, diz BP


Reuters - 26 jan 2017 - 15:34

A demanda mundial por petróleo seguirá subindo até a década de 2040, devido ao maior consumo por plásticos, mesmo com a expansão rápida da frota de veículos elétricos e a tecnologia revolucionando o transporte, disse nesta quarta-feira a petroleira britânica BP em um relatório anual.

A previsão de crescimento sustentado da demanda para o combustível vem enquanto outras petroleiras, como a anglo-holandesa Shell, acreditam em demanda estável até o começo de 2030, enquanto países gradualmente buscam usar energias menos poluentes.

Em seu relatório, uma referência para o setor, a BP prevê uma significativa desaceleração das emissões de carbono, que permanecem bem acima dos objetivos estabelecidos pelos governos para combater o aquecimento global.

A petroleira britânica também disse que as atuais reservas globais recuperáveis de 6petróleo, de cerca de 2,6 trilhões de barris, são suficientes para atender mais que o dobro da demanda até 2050.

A abundância de petróleo pode preparar o cenário para uma luta de longo prazo entre produtores de baixo custo, como as companhias de shale dos EUA, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no Oriente Médio, a Rússia e a produção offshore mais cara em áreas como o Brasil e Ásia, afirmou o economista-chefe da BP, Spencer Dale.

"Os produtores de baixo custo usarão sua vantagem competitiva para aumentar sua participação em relação aos produtores de alto custo", disse Dale a repórteres.

Ele não forneceu uma previsão para os preços do petróleo.
Tags: Petróleo BP