PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Censo Agropecuário 2017 completa primeiro mês de levantamentos


IBGE - 21 nov 2017 - 18:03

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) completou o primeio mês de trabalho do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 com um milhão de propriedades rurais já mapeadas. Ao todo, são 20 mil recenseadores rodando o país para levantar todo tipo de informações a respeito do Brasil rural.

O Censo Agro é a principal ferramenta para analisar de que forma o campo brasileiro está se transformando ao longo do tempo – número de estabelecimentos, distribuição de terras, demografia, estrutura de produção entre outros aspectos. Essas informações ajudam a orientar políticas públicas. São incluídos no Censo, todos estabelecimentos que desenvolvem atividades de natureza agropecuárias, florestais e aquícolas, independentemente de seu tamanho ou de estarem na área rural ou urbana.

Segundo a coordenadora operacional de censos do IBGE, Maria Vilma Sales Garcia, ressalta que as diferenças entre as regiões de um país continental como o Brasil são as maiores dificuldades. “A diversidade regional torna tudo mais complicado. É muito mais fácil entrevistar estabelecimentos no Rio de Janeiro ou São Paulo do que no Amazonas, por exemplo.

Esse é décimo primeiro Censo Agropecuário realizado pelo Brasil. O último levantamento foi desenvolvido em 2007.

A expectativa é que o trabalho de coleta de dados seja completado em fevereiro de 2018 com o mapeamento dos cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros.

Com adaptação BiodieselBR.com