PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
2ª e 3ª geração

Prorrogadas as inscrições para o Simpósio de Microrganismos em Agroenergia


Embrapa - 04 abr 2012 - 10:05
microorganismos040412
Está prorrogado até  segunda-feira (9) o prazo para inscrições via internet no Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia: da prospecção aos bioprocessos. O evento será realizado na quarta-feira(11) e quinta-feira(12) , na Finatec, que fica no campus da Universidade de Brasília, na capital federal. A promoção é da Embrapa Agroenergia e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fundação Eliseu Alves e das Sociedades Brasileiras de Microbiologia (SBM), de Genética (SBG) e de Micologia (SBMy).

A programação do Simpósio está organizada em três grandes temas: acesso ao patrimônio genético microbiano, novas tecnologias para a produção de biocombustíveis e microrganismos para a produção de químicos renováveis. Eles serão abordados em palestras ministradas por especialistas de institutos de pesquisas e empresas nacionais e estrangeiros. Entre os palestrantes de fora do Brasil estão: Bernhard Seiboth, da Vienna University of Technology (Áustria), Bruce Dien, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e Jean-Guy Berrin, do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) da França.

O desenvolvimento de bioprocessos baseados em microrganismos tem ganhado destaque pela necessidade de estabelecer processos industriais mais favoráveis ao meio ambiente e que sejam economicamente viáveis. No campo da Agroenergia, eles já têm sido empregados largamente em processos fermentativos para a produção de biocombustíveis. Além disso, têm o potencial de ser usados na produção de químicos com alto valor agregado.

Na Embrapa, o estudo de microrganismos para a produção de biocombustíveis e outros produtos agroenergéticos está mobilizando unidades da empresa de Norte a Sul do Brasil. Dentre as ações, estão estudos voltados à prospecção de microrganismos e de genes relacionados à produção de  etanol, biodiesel, biogás e tratamentos de resíduos gerados na produção de biocombustíveis. “Nos projetos da Embrapa Agroenergia, temos buscado aproveitar a capacidade dos microrganismos selvagens, dos modificados geneticamente e dos produtos por eles gerados, como é o caso das enzimas, para uso em diferentes frentes de atuação”, explica Guy de Capdeville, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento. Os solos da Amazônia e o rumem de caprinos do sertão nordestino são alguns dos ambientes estudados por pesquisadores da Embrapa engajados na procura de insumos para a fabricação de biocombustíveis e produtos químicos.

A programação e o formulário de inscrição no Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia estão disponíveis em: http://www.cnpae.embrapa.br/eventos/simposio-nacional-microrganismos A taxa para participação é de R$ 200,00, com desconto de 50% para estudantes. No valor estão incluídos os almoços dos dois dias de evento. Inscrições no local serão aceitas apenas mediante pagamento em dinheiro ou cheque e estarão sujeitas à disponibilidade de vagas.

O Simpósio é patrocinado pela  Bruker Daltonics, pela Sinc do Brasil e pela Analítica.

Vivian Chies