PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

Airbus e empresa chinesa fecham acordo em bioquerosene


BiodieselBR.com - 20 nov 2012 - 16:02 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
airbus china_bioquerosene_201112
A Airbus assinou na última quarta-feira (14) um acordo com o fabricante chinês de biocombustível, ENN, para estudar combustíveis alternativos para a indústria de aviação. A ideia é trabalhar a partir do óleo de alga.

O acordo prevê a realização de um voo de teste com o produto programado para 2013, na China, depois da conclusão dos estudos sobre a viabilidade econômica de sua utilização. O combustível feito a partir da alga já é considerado como uma alternativa promissora para o ramo da aviação.

A ENN pode fabricar mais de 10 toneladas do produto anualmente. A partir de 2013, a companhia deverá aumentar sua capacidade para satisfazer a demanda de voos que usam biocombustível.

Mercado aéreo
Incentivadas pela meta de reduzir emissões de carbono em 50% até 2050, as empresas de aviação tem investido com afinco no desenvolvimento de bioquerosene de aviação.

A Airbus tem sido particularmente ativa nessa busca. Em 2010 a empresa firmou uma parceria com a TAM para realizar uma série de testes com bioquerosene de aviação.

Esse ano, a fabricante se uniu com suas duas maiores concorrentes – a brasileira Embraer e a norte-americana Boeing – para acelerar pesquisas específicas para o setor.

Patrícia Herman – BiodieselBR.com