PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Vanguarda Agro (ex-Ecodiesel) vende usina de biodiesel no RS


BiodieselBR.com - 24 out 2011 - 08:44 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

A ex-Brasil Ecodiesel – que, desde 13 de outubro, foi rebatizada como Vanguarda Agro – acaba de anunciar ao mercado a venda de sua usina de biodiesel localizada em Rosário do Sul (RS) e de uma esmagadora de óleo em São Luiz Gonzaga (RS). Segundo o comunicado da Vanguarda Agro, a venda está em linha com a estratégia de alienar seus ativos ociosos.

A compradora de ambas as unidades industriais é a Camera Agroalimentos que está desembolsando um total de R$ 58 milhões por elas. R$ 12 milhões a vista e o restante em 36 parcelas.

A usina de Rosário do Sul é que mais produziu biodiesel para a Vanguarda em 2011 (60 milhões de litros), e a segunda que mais produziu em 2010 (63 milhões de litros). Contudo a usina não vendeu biodiesel no último leilão, o que deixaria ela inoperante nos meses de outubro a dezembro de 2011.

Autorizada a produzir 129,6 milhões de litros de biodiesel por ano, a unidade de Rosário do Sul foi construída em 2007 e entrou em operação em fevereiro de 2009. Sua capacidade produtiva a coloca em 19º entre as 20 maiores unidades produtoras de biodiesel em atividade no Brasil.

Com a venda, a Vangarda Agro passa a ser dona de três usinas de biodiesel – Iraquara (BA), Porto Nacional (TO) e São Luiz (MA) – totalizando uma capacidade produtiva de 388,8 milhões de litros por ano. Com isso, ela concentra toda sua capacidade produtiva nas regiões Nordeste e Norte, ambas deficitárias na produção de biodiesel o que, pelas regras de comercialização adotadas em agosto passado, é uma vantagem competitiva importante.

Já a Camera passa a contar com duas plantas de biodiesel no Rio Grande do Sul. A outra unidade pertencente à empresa fica no município de Ijuí, noroeste de Estado, e tem uma capacidade produtiva de 144 milhões de litros. A companhia passa a ser capaz de fabricar 273,6 milhões de litros por ano e uma capacidade de vender até 54,7 milhões de litros por leilão. A esmagadora de São Luiz Gonzaga fica cerca de 110 km de distância da planta de Ijuí, o que deverá permitir sinergias entre as duas operações.

A Camera passa a ser a 9ª maior empresa de biodiesel do Brasil  e a Vanguarda cai 3ª para a 6ª posição quando  levado em conta a capacidade produtiva total.

BiodieselBR.com