PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

[Conferência 2011] Pesquisa auxiliando a indústria


BiodieselBR.com - 31 out 2011 - 21:25 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

Para falar das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no estímulo da tecnologia na indústria do biodiesel, o coordenador de ações de desenvolvimento energético, Rafael Menezes, apresentou a palestra “Como a pesquisa pode auxiliar a indústria”.

De acordo com ele, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) tem a missão de estimular pontes entre academia e o setor produtivo e existe uma sequência de instrumentos e mecanismos para apoiar esse trabalho. Uma das ações é a estruturação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que foi criada este ano para tentar repetir na indústria brasileira o sucesso da atuação da Embrapa no campo; outra é a oferta de uma variedade de incentivos fiscais para empresas que queiram desenvolver ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “A participação das empresas nos incentivos do MCTI ainda é tímido”, lamentou Menezes.

De acordo com Menezes, o MCTI vem, desde o lançamento do PNPB, apoiando a estruturação do setor. Caso, por exemplo, da formação da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel (RBTB) criada para identificar os gargalos tecnológicos do segmento.

Através de suas unidades de pesquisa e das suas agências de fomento, o MCTI também está – direta ou indiretamente – envolvido em projetos de pesquisa de interesse do setor, como as iniciativas da Embrapa ligadas ao pinhão-manso e dendê ou o estímulo à pesquisa com microalgas.

As atividades da RBTB também são uma das ações mais visíveis do ministério no setor. Menezes conta que, desde 2006, o ministério vem financiando os congressos anuais da rede. Por meio do evento, mais de 1800 artigos científicos relacionados ao biodiesel tiveram a chance de ser publicados apresentando uma trajetória espantosa de crescimento desde os 130 publicados em 2006 até os 930 do ano passado.

Clique na imagem abaixo para acessar a cobertura completa:
cobertura2011.jpg

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: C2011