PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Livro coloca biodiesel ao alcance de todos


BiodieselBR.com - 09 ago 2011 - 13:26 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Acaba de sair pela editora da Universidade Federal do Paraná o livro “Biodiesel para leitores de 9 a 90 anos” do Dr. José Domingos Fontana.

A familiaridade de Fontana com o biodiesel vem desde muito antes desse biocombustível entrar na moda com as mudanças climáticas do começo do século. Em 1982, o irmão do pesquisador – o químico Richard Fontana – já fazia testes usando B100 feito de óleo caroço de algodão em caminhões pertencentes à Cocamar.

Embora esses primeiros experimentos não tenham avançado, o pesquisador voltaria a ter contato com o biodiesel em 2003 quando foi convidado pelo então governador paranaense, Roberto Requião, para assumir a diretoria técnica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), onde estava sendo testado o uso do biodiesel. Ele conta que assumiu o Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio) da Tecpar nesse período, permitindo um envolvimento ainda maior com a vanguarda da pesquisa de um setor que estava prestes a decolar com o lançamento do PNPB.

Foi nesse período que Fontana começou a rascunhar os primeiros esboços daquele que viria a ser o seu primeiro livro. “Eu comecei a pensar num livreto que pudesse ser usado principalmente por escolas primárias e secundárias, algo bem simples. Mas o projeto que começou com 50 páginas logo subiu para 100 e, então, para 200 e acabou ganhando uma densidade informacional muito interessante”, lembra. “Eu já tinha escrito diversos capítulos de livros, mas esse é o primeiro totalmente meu. Foi uma experiência difícil, mas muito gratificante”, conta o pesquisador.

Tendo sido originalmente concebido para um público de estudantes, o resultado é um projeto caprichado que explica temas técnicos sem o hermetismo exagerado de outras publicações sobre o tema. Nas palavras do autor, o título dá conta de atender tanto uma “garotinha de nove anos que precisa fazer um trabalho para escola, quanto um tecnólogo aposentado de 90 anos que quer se informar melhor sobre o biodiesel”.

Segundo o acadêmico, embora a semente da ideia tenha surgido há sete anos, ele só pode começar a trabalhar com afinco no texto em 2009. O gap de tempo permitiu amadurecer ideias e incluir no texto diversas informações novas como as novas pesquisas para a produção de substitutos do diesel a partir da cana-de-açúcar. “O livro sai num momento muito bom para o mercado brasileiro de biocombustíveis”.

Para o Dr. Fontana, a parceria com Univaldo Vedana – que ele conheceu durante um evento do Cerbio – dá um “esmalte diferenciado e necessário à obra”. O colunista de BiodieselBR acrescenta à visão técnica e científica da obra os aspectos mais políticos da equação do biodiesel brasileiro – ele assina diversos capítulos lidando com questões como política, leilões, tributação e logística.

Biodiesel: para leitores de 9 a 90 anos
254 páginas
Editora UFPR
Preço: R$ 37

O livro está a venda na loja virtual abaixo:
www.loja.biodieselbr.com

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Livro