PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Incêndio atinge quatro reatores de usina de biodiesel no RS


. - 27 set 2011 - 06:12 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Funcionários da Brasil Ecodiesel, em Rosário do Sul, passaram por um grande susto na tarde de sábado. Por volta das 15h, os bombeiros foram chamados devido ao incêndio de alguns reatores da empresa, que produz combustível a partir de fontes renováveis, como soja, mamona, algodão, pinhão e girassol.

Segundo a ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros de Rosário do Sul, as chamas teriam atingido quatro reatores da área de produção da empresa, que fica a cerca de 22 quilômetros da zona urbana. Os próprios funcionários, alguns deles integrantes de uma brigada de incêndio da Ecodiesel, teriam começado a combater o fogo, usando extintores e água.

Quando os bombeiros chegaram ao local, detiveram-se no resfriamento dos reatores, para evitar que eles voltassem a superaquecer. Ainda segundo a ocorrência, um novo susto aconteceu quando sacos de metilato de sódio - substância que funciona como um catalisador da fabricação do biodiesel -, que estavam do lado de fora do prédio, entraram em contato com a água que tinha sido usada para combater o incêndio e pegaram fogo. As chamas foram extintas pelos bombeiros com extintores de pó químico.

Os bombeiros não chegaram a socorrer feridos, mas algumas pessoas deram entrada no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora com ferimentos leves. Ontem, o hospital não soube precisar o número de funcionários da Ecodiesel que foram atendidos, mas informou que todos tiveram alta ainda no sábado.

O Diário tentou contato ontem com a empresa, mas só foi atendido no setor de laboratório, no qual não havia funcionários autorizados a falar sobre o acontecimento.

Fonte: Diário de Santa Maria - RS