Bio

Brasil foi o segundo maior produtor de biodiesel do mundo em 2010


BiodieselBR.com - 03 ago 2011 - 13:25 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou na edição de junho do Boletim Mensal dos Combustíveis Renováveis que o Brasil se tornou o segundo maior produtor mundial de biodiesel no ano passado. Além disso, o país já se tornou o maior mercado consumidor desse biocombustível durante 2011.

As usinas brasileiras produziram 2,4 bilhões de litros de biodiesel no ano passado, apenas 7,7% a menos que os 2,6 bilhões produzidos pela Alemanha no mesmo período (veja gráfico). A Argentina ficou com a terceira colocação no ranking com uma produção de 2,1 bilhões.

Biocombustíveis
Considerando a produção de biocombustíveis como um todo, o Brasil também ocupa a segunda posição, segundo o boletim. A produção brasileira total de 2010 foi de 30,4 bilhões de litros, superada apenas pelos Estados Unidos com seus 51,3 bilhões de litros. A Alemanha aparece em terceiro lugar.

Em parte, os bons resultados no segmento de biodiesel no Brasil podem ser explicados pela demanda doméstica de óleo diesel que vem se mantendo aquecida – frente a uma queda no consumo alemão. Considerando apenas o período entre janeiro e abril, os brasileiros consumiram 786 milhões de litros de biodiesel contra 762 milhões de litros dos alemães.


Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com