PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Após incêndio, usina deve voltar a operar esta semana


BiodieselBR.com - 27 set 2011 - 15:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Nesse ultimo sábado (24), a unidade de Rosário do Sul (RS) da Brasil Ecodiesel foi atingida por um incêndio que atingiu pelo menos um dos reatores da usina. Segundo o primeiro sargento, Vandré Flores Mendonça, o corpo de bombeiros foi acionado às 15h por funcionários da empresa.

Ao chegarem ao local, a equipe encontrou a situação já controlada pelos membros da brigada de incêndio da própria companhia, mas a situação logo voltou a se agravar, pouco depois, quando um novo foco de incêndio estourou sem o menor aviso.

Segundo o sargento, durante o combate ao primeiro incêndio, os operários da usina inadvertidamente acabaram molhando sacos contendo de metilato de sódio que estavam no local. “Esse produto reage ao contato com a água da mesma forma que a cal e acaba entrando em combustão”, explica o sargento, acrescentando que os bombeiros chegaram bem a tempo de controlar esse segundo foco antes que a situação pudesse se agravar.

Exceto por um operário que sofreu ferimentos sem gravidade e foi atendido no próprio local sem a necessidade de hospitalização, o acidente não deixou vitimas.

Por email, a diretoria da Brasil Ecodiesel informa que os únicos danos foram num painel elétrico e nos cabos que ligam o reator afetado. “As medidas de reparo já estão sendo implantadas e a usina deve entrar em operação normal até o final da presente semana”, minimiza a declaração assinada pelo diretor industrial, Expedito Parente Jr, e pelo diretor executivo de operações, Guilherme Raposo.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com