PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

23º leilão de biodiesel pode ter mudanças significativas


BiodieselBR.com - 26 jul 2011 - 06:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Nos próximos dias o Ministério de Minas e Energia (MME) deve lançar as diretrizes para o 23º leilão de biodiesel. Segundo informações obtidas pela BiodieselBR, e que circulam entre algumas distribuidoras de combustíveis, podem haver significativas mudanças na forma como os preços são oferecidos. Segundo os rumores, o leilão continuaria acontecendo na plataforma do ComprasNet, mas a precificação do biodiesel seria diferente.

Com a nova metodologia de lances, o preço do biodiesel precisaria ser acrescido de um valor de frete. Contudo a usina não teria que fazer a entrega do biodiesel, que continuaria sendo retirado pelas distribuidoras. Dessa forma a localização da usina passaria a ter importância na hora de calcular o valor final do produto e evitaria que as usinas sejam obrigadas a se preocupar com os custos de logística. Para evitar problemas com preços de fretes muito baixos, estes seriam fixados pela Petrobras. Apesar de não haver mais nenhum detalhe, é possível deduzir que esse preço seria diferente para cidade ou microrregião.

Esse novo modelo seria um intermédio entre o modelo FOB, usado atualmente nos leilões da ANP, e o CIF, usado nos leilões da Petrobras. Entretanto essa mudança ainda não está definida. Existem alguns detalhes que não foram decididos e por isso o novo sistema pode ainda não entrar em vigor no próximo leilão.

O 23º leilão de biodiesel deve acontecer em agosto e terá cobertura completa do portal BiodieselBR com comentários ao vivo e planilhas completas com o resultado atualizado em tempo real.

Miguel Angelo Vedana - BiodieselBR.com

Tags: L23