PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Selo Biocombustível Social

Evento debateu resultados do Selo Combustível Social


Globo Rural - 07 dez 2015 - 14:56

Os avanços e as novas perspectivas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) foram debatidos na semana passada durante o Seminário Nacional de Avaliação do Selo Combustível Social, realizado em Brasília entre quinta e sexta-feira passadas. Durante a abertura do evento, que marca os 10 anos do programa, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, salientou que a produção e uso do biodiesel contribui para o desenvolvimento sustentável do País e a inclusão social e produtiva da agricultura familiar.

“É um encontro de diferentes áreas, econômica, social e ambiental, em que estamos construindo uma parceria poderosa, que mostra a possibilidade de conciliar a distribuição de renda com as politicas públicas sociais e com a questão ambiental”, ressaltou Patrus aos agricultores familiares, agentes públicos e representantes de cooperativas, sindicatos, federações, órgãos de pesquisa e extensão e empresas produtoras de biodiesel.

Para o representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicapes), Antônio Cardozo, “o seminário é o momento para se aprimorar o Selo e o Programa, para se avaliar os últimos dez anos”.

No encontro, os participantes terão a oportunidade de conferir painéis sobre o balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social, conhecer os impactos e resultados da produção e uso do biodiesel para o desenvolvimento sustentável do País, bem como ouvir depoimentos dos arranjos produtivos no âmbito do Selo e da diversificação de matérias-primas para produção de biocombustíveis.

Na avaliação do representante da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Rui Valença, o programa é exemplo de política pública. “O Selo e o Programa têm uma importância muito grande para a agricultura familiar, economicamente, mas mais do que isso, tem a função de valorização e de inclusão do agricultor familiar”, destacou.

Tags: Eventos Mda