Pequenas propriedades são mais de 70% dos estabelecimentos produtores de soja
Perto de três quartos – 73% – das propriedades rurais que se dedicam à sojicultura no Brasil têm 50 hectares ou menos. É o que indica um levantamento publicado este mês por um grupo de pesquisadores, liderados por André Steffens Moraes da Embrapa Soja, a partir dos dados do mais recente Censo Agropecuário realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total, 236 mil estabelecimentos agropecuários se dedicam à produção de soja no Brasil. Destes, 83% estão concentrados nos estados da Região Sul do Brasil sendo que 157 mil destes se enquadram como pequenas propriedades.
Nas outras quatro regiões brasileiras, no entanto, a participação das pequenas propriedades é bastante reduzida com 4% no Sudeste e Centro-Oeste e menos de 1% no Norte e Nordeste.
O levantamento revela ainda que os estabelecimento menores não deixam muito a desejar em relação ao acesso à tecnologias produtivas. “Entre as variáveis tecnológicas adotadas em qualquer propriedade de soja no Brasil estão o uso de insumos de alta qualidade, como sementes transgênicas, adubos e corretivos, assim como a utilização de maquinário e de armazéns para grãos, entre outras”, destacou Alexandres Moraes.
Segundo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, os dados desmitificam a visão de que a soja é um negócio apenas para grandes proprietários. o “Muitos pequenos agricultores familiares que têm na cultura da soja boa parte da sua renda”, ressalta.
O relatório pode ser acessado na infoteca da Embrapa.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Embrapa