Biodiesel

Biodiesel de Gordura Animal


n - 28 jul 2006 - 21:15 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma fonte de matéria prima a base de gordura animal. Nele encontram-se: forma de produção, caracterização e resultados da avaliação em bancada dinamométrica do biodiesel metílico de gordura animal.

O biodiesel foi preparado por via química utilizando NaOH como catalizador,  foi purificado através da percolação em bentonita e caracterizado através de análises químicas e físicas (acidez, viscosidade, teor de água, ponto de fulgor, etc), sendo que a porcentagem de conversão foi determinada por RMN1H.

Foram feitas as análises funcionais em bancada dinamométrica, demonstrando detalhadamente toda a performance das misturas: 2%, 5% e 20% de biodiesel metílico de gordura animal adicionado ao diesel comum. As avaliações foram realizadas no laboratório de ciências térmicas da PUC-PR.

Objetivos específicos
1.     Utilizar rejeitos gordurosos de abatedouros de bovinos, sem refino, como matéria-prima para a preparação dos ésteres.
2.    Realizar a reação de transesterificação para obtenção de Biodiesel através de método químico, utilizando-se de catalisador alcalino, para um melhor rendimento.
3.     Purificar os ésteres obtidos na reação dos experimentos laboratoriais pelo uso de argilas (Bentonita).
4.     Avaliar as características dos ésteres obtidos através de análises físicas e químicas como: viscosidade, densidade ponto de fulgor etc, bem como a porcentagem de conversão.
5.     Avaliar em dinamômetro a performance dos ésteres obtidos, misturados com diesel nas proporções de 2%, 5% e 20% (biodiesel tipo B2, B5 e B20 respectivamente).
6.    Avaliar e quantificar as emissões dos principais poluentes resultantes da queima dos ésteres obtido misturado ao diesel comum em proporção de 20%.  

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

Tags: Sebo