PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Methanex inicia produção de metanol em nova planta nos Estados Unidos


BiodieselBR.com - 27 jan 2015 - 11:36 - Última atualização em: 27 jan 2015 - 15:56
MethanexGeismar 270115
Maior fabricante de metanol do mundo, a Methanex iniciou a produção a partir de seu novo complexo industrial localizado na cidade norte-americana de Geismar. A planta tem capacidade para fabricar até um milhão de toneladas por ano e foi uma das duas unidades produtivas que o grupo canadense decidiu transferir de seu site em Punta Arenas, no Chile.

A realocação de ativos dá ao conglomerado duas vantagens: ele poderá aproveitar os preços do gás natural nos Estados Unidos que estão atraentes por causa da exploração do gás de xisto; permite minimizar as dificuldades com a falta do insumo que já a obrigou a paralisar a produção na unidade chinela.

O presidente da companhia, John Floren, comemorou o feito. “Estamos contentes em anunciar que nossa planta em Geismar foi iniciada dentro do prazo e está produzindo metanol”, disse completando que a unidade deverá atingir plena capacidade produtiva nas próximas semanas.

Além da planta realocada, a unidade em Geismar vai contar com uma segunda unidade que acrescentará mais um milhão de toneladas em capacidade produtiva. A nova fábrica está em construção e deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2016.

O custo estimado com a realocação e a construção do novo complexo industrial nos Estados Unidos foi de aproximadamente US$ 1,4 bilhão.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com