PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

[VÍDEO] Cadeia do biodiesel discute o futuro do setor


RuralBR - 07 nov 2014 - 10:13 - Última atualização em: 07 nov 2014 - 15:29

A cadeia produtiva do biodiesel está otimista e já projeta crescimento para o ano que vem. O setor aguarda também um novo marco regulatório para que a mistura de biodiesel ao diesel chegue a 10%.

A produção brasileira deve fechar 2014 com 3,1 bilhões de litros e a expectativa para 2015 é ultrapassar os quatro bilhões. Hoje, o país ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de biodiesel, atrás de Estados Unidos e Alemanha.

Para o diretor do Departamento de Energias Renováveis do Ministério de Minas e Energia, agora as atenções devem se voltar ao pequeno produtor, que tem papel fundamental na cadeia produtiva.

“O nosso desafio é levar essa experiência bem sucedida do sul para outras regiões, onde a agricultura familiar não tem a mesma participação na agricultura como um todo. Eu estou falando aqui de capacitação, tecnologia, de crescimento da agricultura familiar, da utilização de novas tecnologias, de assistência técnica. São desafios muito maiores do que o programa de energia como um todo”, afirma Ricardo Dornelles.

Durante a Conferência BiodieselBR 2014, que aconteceu em São Paulo (SP) entre quarta e quinta-feira (05 e 06), um dos temas discutidos foi os impactos do aumento na porcentagem da mistura de biodiesel ao diesel, que passou de 6% para 7%. Segundo Juliano Tamaso, diretor de uma das maiores empresas de biocombustíveis do mundo, esse aumento vai exigir adequações.

“Na verdade, o aumento nos impacta na distribuição do produto. Você tem que ter mais infraestrutura nas bases de distribuição e mais caminhões contratados para transportar esse aumento de mistura”, diz Tamaso, diretor de Originação de Biocombustíveis da Raízen.

Especialistas afirmam que o segmento do biodiesel passa por um bom momento. Os números são positivos e o aumento da mistura no diesel satisfez as necessidades atuais do setor.

“O que o setor busca a partir de agora é uma previsibilidade, então o que ele espera para os próximos anos, ou no próximo ano já, é que o governo estabeleça um novo marco regulatório, fazendo essa mistura chegar pelo menos a 10% nos próximos anos, dando um tempo para que isso aconteça, pra que as usinas, distribuidoras, para que o setor possa se preparar para esse novo aumento de mistura”, comenta o diretor executivo da BiodieselBR, Miguel Angelo Vedana.

Fabiano Roma - RuralBR