PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

[Atualizado] Ubrabio discute cooperação para testes com biodiesel em veículos


Assessoria Cidinho Santos - 19 jul 2016 - 07:16 - Última atualização em: 20 jul 2016 - 15:16

Nessa última quinta-feira (14) foi realizada uma reunião para discutir a possibilidade de um acordo de cooperação técnica com vista na realização dos testes determinados pela Lei 13.263/2016 para validar a segurança do uso do B10 nos motores diesel da frota brasileira. O encontro reuniu representantes da  União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), BR Distribuidora e o senador Cidinho Santos (PR-MT).

Sancionada em março, a lei que prevê o aumento progressivo da mistura do biodiesel ao diesel fóssil até o percentual de 10% – o chamado B10 – até 2019.

Segundo o senador Cidinho Santos e o superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, o alto custo de logística para o fornecimento do biodiesel tem dificultado que montadoras e fabricantes de motores realizem os testes. “A legislação é um avanço, tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista econômico. Trabalhando em conjunto, teremos avanços importantes no uso de biodiesel no Brasil”, destacou o senador, relembrando os compromissos assumidos pelo Brasil na COP-21, de redução das emissões de gases poluentes.

Cada veículo usando B10 reduz, em um ano, a emissão de 9 toneladas de CO2, quando comparado a um veículo abastecido com puro diesel fóssil. Uma redução equivalente ao plantio de 66 árvores por ano.

O biodiesel é produzido a partir de diversos óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais. Além de agregar valor à produção nacional e dar destinação correta à dejetos que poderiam poluir o meio ambiente.

O aumento no uso de biodiesel também é benéfico para a economia nacional, já que o Brasil deixa de importar uma quantidade importante de óleo diesel. Com o crescimento da produção de biodiesel, o Brasil teve uma redução da importação que gerou uma economia de US$ 2,6 bilhões. Atualizado em 20 de julho - diferente do que a nota informava a reunião contou só com representantes da Ubrabio, BR Distribuidora e do senador Cidinho Santos. O texto foi corrigido. Assessoria Cidinho Santos
Adaptação BiodieselBR.com