PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Técnicos da cadeia do biodiesel em MT são capacitados pela Embrapa


Assessoria de Imprensa Embrapa - 06 nov 2012 - 09:24 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
capacitacao tecnicos_MT_061112
Agrônomos e técnicos que atuam na cadeia produtiva do biodiesel em Mato Grosso começam, nesta terça-feira (06), a participar do módulo introdutório do curso de Capacitação Continuada em Biodiesel promovida pela Embrapa em parceria com Sedraf, Famato e Fiagril. Este primeiro módulo terá dois dias de duração e ocorre na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

O curso buscará capacitar, de forma contínua, os agentes de assistência técnica e de extensão rural e consultores que atuam nas culturas utilizadas na produção de biodiesel em Mato Grosso. O estado é o maior produtor do biocombustível do país e concentra uma grande quantidade de indústrias beneficiadoras do produto. A grande produção de soja é o que explica a participação mato-grossense neste mercado, uma vez que a oleaginosa é utilizada como matéria prima para mais de 80% do biodiesel produzido no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Neste módulo inicial, será feita uma abordagem geral sobre a produção de biodiesel no estado e no país e sobre a metodologia de trabalho para a transferência de tecnologia que vem sendo adotada pela Embrapa Agrossilvipastoril no estado. Além da cadeia do biodiesel, outras cadeias agrícolas também estão com processos de capacitação continuada de técnicos em andamento.

A programação apresentará ainda as espécies oleaginosas alternativas para a produção de biodiesel, a relação água-solo-planta, o gerenciamento de pequena propriedade rural em atividade para a produção de biodiesel, além de aspectos ligados à cultura da soja, como o manejo integrado do solo, de pragas, doenças e de plantas daninhas.

Entre os instrutores deste módulo introdutório estão pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Soja e Embrapa Gado de Leite, além de professores da Univag e do Senar. Participam também representantes de empresas que atuam na produção de biodiesel.