PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

TCU decide investigar compra de usinas de biodiesel pela PBio


BiodieselBR.com - 15 mai 2014 - 11:01 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
TCUPBio 150514
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (14) a abertura de uma investigação sobre negócios da Petrobras. A investigação atende a um pedido feito em março pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP/RS) para que o tribunal apurasse a compra de 50% da BSBios pela Petrobras Biocombustível.

O negócio aconteceu em duas etapas: em novembro de 2009 a BSBios e a PBio se tornaram sócias na usina de biodiesel de Marialva (PR) e, em julho de 2011, a PBio comprou metade da usina de Passo Fundo (RS) da BSBios. Apenas esse último negócio movimentou R$ 200 milhões.

Segundo o portal G1, os ministros do TCU a investigação não vai ficar restrita às aquisições no setor de biodiesel, mas vai verificar possíveis irregularidades em compras e vendas de ativos da Petrobras e suas filiais. Os alvos da investigação ainda dependem de uma análise dos técnicos do tribunal.

Audiência
Em dezembro, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados já havia realizado uma audiência pública sobre os negócios entre a PBio e a BSBios. A reunião foi convocada a pedido do deputado Heinze.

Na ocasião, o então presidente da PBio e atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, defendeu o negócio dizendo que as usinas de Marialva e Passo Fundo são “dois dos melhores ativos de produção de biodiesel” do país.

CPI
Essa nova investigação começa num clima carregado. Possíveis irregularidades envolvendo diversos negócios da Petrobras estão sendo apuradas pela Policia Federal, pelo Ministério Público e pelo próprio TCU. Essa semana o Senado Instalou uma CPI que, entre outros assuntos, vai investigar problemas envolvendo a compra de uma refinaria de petróleo nos Estados Unidos pela estatal brasileira.

BiodieselBR.com
Com informações do G1
Tags: Bsbios Pbio TCU