PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Granol assume nova usina e se torna maior do setor


BiodieselBR.com - 05 nov 2012 - 12:14
granol titularidade_portonacional_051112
A Granol acaba de assumir a titularidade da usina de biodiesel de Porto Nacional (TO). O despacho que oficializa a transferência da propriedade dessa unidade produtiva foi publicado hoje pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Diário Oficial da União.

O documento publicado pela agência coloca em nome da Granol as autorizações de operação (Autorização ANP 84/2007) e de comercialização (Autorização ANP 92/2009) que permitem o funcionamento da usina de Porto Nacional. Com a transferência a empresa poderá participar do próximo leilão de biodiesel com a nova usina.

No começo do mês passado, BiodieselBR.com noticiou com exclusividade que a Granol e a Oleoplan haviam fechado o negócio para a compra de Porto Nacional. A usina de Porto Nacional foi uma das duas unidades produtivas que a Oleoplan havia negociado com Vanguarda Agro no final do ano passado.

Líder
Esse movimento torna a Granol dona de três unidades produtivas – Cachoeira do Sul (RS), Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO) – que, juntas, podem fabricar quase 837,5 milhões de litros por ano. Isso faz dela a maior empresa do setor de biodiesel em capacidade produtiva superior a própria Oleoplan que, depois da venda, passa controlar pouco mais de 507,6 milhões de litros em capacidade instalada.

A liderança da Granol ficaria abalada apenas se considerarmos a BSBios e da Petrobras Biocombustível como uma única companhia – em meados do ano passado ela comprou 50% do capital do grupo de gaúcho. Nesse caso, a PBio teria capacidade para 977,5 milhões de litros por ano.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com