PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

[BiodieselBR 2015] Um debate inédito para o setor de biodiesel


BiodieselBR.com - 21 set 2015 - 11:08

Muitas coisas aconteceram nesses 10 anos de existência do programa brasileiro de biodiesel. Além de mudanças estruturais no PNPB, muitas empresas e pessoas chegaram e saíram do setor. Mas existem outras que estão trabalhando no biodiesel desde o início e ajudaram o setor a alcançar a atual forma.

Apesar de todo esse tempo e das dezenas de fóruns de discussões e debates criados nesse tempo, ainda há encontros que não aconteceram. Um deles é o dos presidentes das associações que reúnem produtores. Os líderes das associações que ditam os rumos do setor produtivo nunca estiveram juntos para conversar sobre biodiesel – seja em uma reunião organizada pelo governo ou pela iniciativa privada.

Essa lacuna será preenchida na Conferência BiodieselBR 2015. Este ano, Carlos Lovatelli (Abiove), Erasmo Battistella (Aprobio), Juan Diego Férres (Ubrabio) estão lado a lado no palco para discutirem quais seus pontos de convergência – e de divergência – sobre quais são os melhores caminhos para o setor de biodiesel.

“A ideia é estimulá-los para que falem principalmente sobre o que discordam entre si. Queremos aproveitar que essas três personalidades estarão juntas no palco para entender porque temos tantas associações que vêm divergindo em vários pontos importantes para a indústria”, explica Miguel Angelo Vedana, diretor executivo de BiodieselBR, que fará a moderação do encontro. “Acredito que esse painel poderá trazer significativas mudanças para a forma como as associações do setor se relacionam e apresentam suas ideias. Isso será muito positivo para todos”, complementa.

A reunião dos três presidentes marca a estreia de um novo formato para os painéis da Conferência BiodieselBR. O novo sistema vai direto para o debate, sem palestras de abertura. As perguntas são precedidas de uma pequena contextualização feita pelo moderador e então os convidados respondem e debatem sobre o tema. Com isso é possível abordar de forma mais profunda os assuntos que realmente interessam ao setor, sem que o palestrante precise introduzir o assunto.

Esses painéis especiais têm o sugestivo nome de “Direto ao Ponto”.

Divergências
Quem já está no mercado há um pouco mais de tempo certamente vai se lembrar de que, numa certa sexta-feira 13 em maio de 2011, aconteceu um racha do setor. Nele um grupo de 16 usinas se desfilhou da Ubrabio para fundar a Aprobio no começo de julho daquele ano.

Publicamente, o divórcio foi pacífico. O, então, diretor da Bionasa, Adilson Paschoal Montanheiro, colocou panos quentes na disputa ao afirmar que havia sido “uma divergência de ideias e não de pessoas”. Contudo, era notório que os ânimos se inflamaram em diversos momentos.

Desde então a relação entre as duas associações é mais tranquila, mas ainda sim é comum que ocorram divergências de opiniões e algumas trocas de farpas em reuniões com governo.

Mas as divergências não ficam apenas entre as duas associações. A Abiove também tem sua visão questionada. Em entrevista à revista BiodieselBR nº 43 (outubro/novembro de 2014) Juan Diego Férres criticou a posição da associação, que engloba multinacionais, no aumento das exportações de soja in natura nos últimos 20 anos.

O evento
A Conferência BiodieselBR acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, no Hotel Tivoli Mofarrej, na cidade de São Paulo. O evento contará com mais de 20 palestrantes que estarão reunidos em 7 painéis de palestras e dois painéis “Direto ao ponto”.

Já estão confirmadas a presença de 33 das 37 usinas que participaram do último leilão de biodiesel. Elas correspondem a 95% de todo o biodiesel comercializado no leilão.

Para saber mais detalhes e fazer a inscrição, acesse aqui o site da Conferência BiodieselBR.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com