PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Autorizações

Sai autorização de comercialização da PBio de Montes Claros


BiodieselBR.com - 06 dez 2012 - 10:13 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
autorizacao pbio_montes_claros_061212
Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje uma nova Autorização de Comercialização para que a usina da Petrobras Biocombustível (PBio) de Montes Claros (MG) possa vender biodiesel com sua nova capacidade. A informação de que a companhia tinha planos de ampliar essa unidade produtiva veio a tona há exatas duas semanas.

Até agora Montes Claros tinha capacidade produtiva máxima de 108,6 milhões de litros anuais, mas depois da publicação de hoje ela passa a poder fabricar 152,18 milhões de litros. A unidade ocupa agora a 20ª posição do ranking nacional de usinas. Somadas as três unidades produtivas da PBio – Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE) – a empresa conta com 478 milhões de litros.

Não fica claro se a nova capacidade de Montes Claros será efetiva já para o 28º Leilão de Biodiesel cuja etapa de comercialização será aberta hoje com as ofertas das usinas de biodiesel. Nos documentos de habilitação publicados pena ANP, a usina ainda aparece com sua capacidade antiga o que, em tese, encerra a questão, mas, considerando os desenvolvimentos recentes, não é difícil imaginar que a regra possa ser flexibilizada para aumentar a competitividade.

Minas
Recentemente, o governo de Minas Gerais divulgou planos para o fortalecimento da produção de oleaginosas da agricultura familiar no norte do estado. A ideia é tirar proveito da presença da usina, que hoje precisa trazer a matéria-prima que consome da Região Centro-Oeste, para estimular a economia de uma das regiões agrícolas menos desenvolvidas.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com