PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Autorizações

Mais capacidade produtiva no mercado de biodiesel


BiodieselBR.com - 20 abr 2012 - 14:00
grupal200412
A equipe da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) esteve ocupada durante a semana e o Diário Oficial da União de hoje (20) veio recheado de novidades interessantes para o mercado de biodiesel.

Entre elas temos autorizações de ampliação em nome da Grupal e da Biopar do Paraná e a autorização de operação para a Sociedade Sales Industrial (SSIL) em Rondonópolis (MT).

A mato-grossense Grupal vai passar dos atuais 43,2 para 72 milhões de litros de biodiesel por ano. Já na Biopar do Paraná, o salto será ainda maior – saindo também de 43,2 milhões de litros ela deve chegar em 108 milhões assim que a ampliação estiver concluída.

De quebra, o município de Rondonópolis (MT) amplia sua liderança como maior polo fabricante de biodiesel do País, com quatro usinas de biodiesel em funcionamento na cidade. A Sociedade Sales Industrial (SSIL), que havia ampliado sua usina em março do ano passado para 18 milhões de litros anuais, finalmente obteve sua autorização de operação para a nova capacidade. Ainda falta a autorização de comercialização para a unidade. Trata-se de uma usina relativamente modesta. Nada que realmente impressione quando comprado à vizinha ADM com seus 486,7 milhões de litros anuais.

Nada disso chega a mexer de forma perceptível no ranking brasileiro das maiores usinas: a Biopar foi da 35ª para 31ª colocação; a Grupal saiu da 36ª para a 32ª; a Sales foi do 64º para o 48º lugar.

No total, o mercado brasileiro vai ganhar quase 110 milhões de litros em capacidade produtiva nova – passamos a marca dos 7 bilhões de litros instalados. Considerando que a demanda do ano passado ficou em pouco menos de 2,6 bilhões de litros, a oferta vai superar a demanda em mais de 270%.

Atualizando o percentual de oferta e demanda regionais elaborada por BiodieselBR em fevereiro, a oferta na região sul agora supera a demanda em 399% e na Região Centro Oeste a proporção está em mais de 967%.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com