PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
BiodieselBR

Exportação de biodiesel: tributos e oportunidades


BiodieselBR.com - 20 set 2012 - 12:17
soja-graos-200912
A cadeia brasileira do biodiesel já tem compromisso marcado. Em onze dias tem início a oitava edição da Conferência Internacional BiodieselBR 2012.

BiodieselBR conversou com diversos dos convidados do evento para conhecer melhor suas perspectivas e adiantar um pouco do que eles levarão ao público. A seguir uma conversa com Luciano Cunha de Souza, analista da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

“Pessoalmente essa vai ser minha primeira Conferência BiodieselBR, embora eu saiba que esse é o evento mais importante do setor por reunir as empresas, governo e academia”, diz. O engenheiro está há três anos acompanhando o tema de energias renováveis em nome do ministério.

Segundo Luciano, sua apresentação vai falar sobre as perspectivas da indústria brasileira no mercado internacional de biodiesel. “Temos observado mudanças no mercado externo que impactam bastante o potencial exportador do biodiesel brasileiro”, informa, apontando para o recente aumento nos impostos pagos pelas usinas da Argentina.

“Isso era algo que ninguém estava esperando acontecer.” Ele lembra ainda que há uma situação em aberto causada pela disputa diplomática entre Argentina e Espanha em função da nacionalização da YPF em maio passado.

Como a Argentina é o maior exportador de biodiesel do mundo e o principal vendedor de biodiesel para a Europa, Luciano considera que as turbulências no mercado argentino podem acabar facilitando o posicionamento do Brasil.

Impostos
Luciano também abordará a tributação do setor de exportação, um dos pontos mais lembrados pelas usinas quando o assunto é a dificuldade que o Brasil vem tendo em exportar o biodiesel que fabrica. Segundo o palestrante, o governo oferece o Programa Reintegra, que permitiria aos exportadores reaverem partes dos impostos cobrados ao longo da cadeia da soja. “No caso do biodiesel, é devolvido 3% do valor exportado na forma de créditos que poderiam servir para compensar parte do valor pago em tributos federais”, diz.

Conferência BiodieselBR
Data: 1 e 2 de outubro de 2012
Local: São Paulo - SP
Inscrições: www.conferencia.biodieselbr.com
Telefone: 41 3013 1703

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Tags: C2012