PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Novo marco regulatório do biodiesel na Rio+20?


BiodieselBR.com - 14 mai 2012 - 15:41 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
rio-de-janeiro-Blog-Rio20
O presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado federal Jerônimo Goergen, postou em sua conta do twitter: “Novo marco regulatorio do Biodiesel será a grande noticia da Rio + 20!”. A declaração coloca um pouco mais de lenha no boato de que a presidente Dilma Rousseff poderia fazer o anúncio do novo marco regulatório do biodiesel com pompa e circunstância durante a Rio+20 – a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá no Rio de Janeiro em junho desse ano.

Procurado por BiodieselBR, o deputado disse que esteve na Casa Civil na semana passada para tratar do assunto. Segundo ele, o texto final do projeto de lei que criará o novo marco está praticamente pronto e poderá ser anunciado até antes da conferência, dependendo dos cálculos políticos do Planalto.

O coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, informa que um eventual anúncio durante ou até a Rio+20 é apenas “uma possibilidade que poderá ser avaliada pelas instâncias superiores do Governo. Por hora, não há nada definido quanto a essa hipótese”.

De qualquer forma, Goergen acredita que o anuncio terá peso na conferência. “O anúncio do marco regulatório seria uma grande notícia em si mesma porque é um exemplo claro de que Brasil está cuidando da questão ambiental”, diz.

O parlamentar acredita que o PL tem tudo para ser aprovado rapidamente. Nas suas contas, se o texto for mesmo apresentado ao Congresso Nacional em junho, ele poderia ser aprovado até o final de 2012. Com isso, o B7 poderia passar a valer por volta de março de 2013.

“Além do pleito dos produtores, nós também conseguiríamos atender os desejos das distribuidoras e revendedoras de terem um tempo para se adequarem ao S50 antes do aumento da mistura entrar em vigor”, completa.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com