PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Entidades apresentam demandas à Frente Parlamentar do Biodiesel


Assessoria Ubrabio - 04 mai 2015 - 12:38
FrenteUbrabioAprobio 040515
Duas das principais entidades representantes do setor de biodiesel – a Ubrabio e a Aprobio – estiveram reunidas na quarta-feira passada (29), em Brasília, com o novo presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, deputado federal Evandro Gussi (PV/SP), para apresentar a pauta do setor. Também participou da reunião o senador Donizeti Nogueira (PT/TO) que assumirá a secretário-geral da Frente.

O presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, apresentou como principal demanda a evolução do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), de forma a garantir a diversificação de matéria-prima para produção e a regionalização da indústria respeitando as diferenças regionais do país. Ferrés também destacou que o setor depende de inovação para concorrer com o petróleo e é preciso que haja escala e previsibilidade de mercado para isso.

Entre as propostas apresentadas e assumidas pela Frente com apoio do setor, está o uso de 20% de biodiesel no transporte coletivo das regiões metropolitanas (B20 Metropolitano), além do aumento de mistura obrigatória de biodiesel no diesel, atualmente em 7% (B7), para B8 imediatamente e com progressividade para o B9, B10 para ampliar o mercado e dar previsibilidade à indústria.

Também foi definido como pauta da Frente o B+, que consiste na possibilidade de uma distribuidora solicitar à Agência Nacional do Petróleo, gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorização para comercializar combustível com uma mistura de biodiesel maior que a vigente, no limite garantido pelas montadoras. Essa medida se justifica em regiões produtoras onde o biodiesel é mais barato que o diesel fóssil e o uso de um teor maior do biocombustível seria economicamente vantajoso.

Outro ponto incorporado é o B Agro, que permite que as máquinas agrícolas possam utilizar 30% de biodiesel adicionado ao diesel fóssil.

“Nós temos uma pauta e precisamos identificar os caminhos para que ela avance. Estamos com a faca e o queijo na mão para construir um processo para mostrar à população como isso interfere na vida dela”, concluiu o deputado.

O lançamento oficial da Frente está previsto para o dia 28 de maio.

Com adaptação BiodieselBR.com