PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Usinas de biodiesel dizem que vão a justiça por erros da ANP no Leilão


BiodieselBR.com - 04 abr 2019 - 11:08

O erro da ANP na condução do leilão pode custar caro. A realização de uma nova Etapa 2 tem grandes chances de trazer uma redução dos preços pedidos pelas usinas. Uma possibilidade que está sendo vista por alguns produtores como inaceitável. “Se tivermos um faturamento menor por causa da realização de uma nova Etapa 2, vamos entrar na justiça. O erro foi da ANP e não das usinas. Essa conta quem vai pagar é o governo”, disse um produtor que pediu para não ser identificado.

Outros produtores ouvidos por BiodieselBR.com também estão considerando entrar na justiça para cobrar eventuais prejuízos com a nova rodada da Etapa 2. Dos representantes de cinco usinas que aceitaram conversar com o portal, apenas um disse não saber se entraria na Justiça. Todos os demais foram enfáticos sobre essa possbilidade.

Outro ponto questionado por todos é quem disse para a ANP que não conseguiu fazer suas ofertas por causa da instabilidade na Petronect. “Qual usina reclamou? E por que a ANP não revela o nome da usina? Não há problema algum em divulgar o nome. Há problema em divulgar os preços finais da Etapa 2 e depois reabrir a etapa. Divulgar o nome de uma usina que sofreu por causa de uma instabilidade da Petronect, não causa problema algum”, disse outro empresário.

Existe uma desconfiança que nenhuma usina teve problemas com suas ofertas e a agência não foi sincera em seu argumento.

O leilão estava previsto para recomeçar às 11h de hoje (04), mas não começou.

Atualização 11h13m: A ANP informou, após o horário previsto para reinício do certame, que suspendeu o leilão de biodiesel por tempo indeterminado.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com