PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

A suspeita sobre a ANP: o caso Bionasa


Julio Cesar Vedana - BiodieselBR.com - 16 mar 2012 - 09:58 - Última atualização em: 02 mai 2012 - 14:59
440anp-escuridao

Já ficou bem claro que a ANP está evitando o assunto 'Bionasa'. A complicada trama criada pela agência antes, durante e após o 25º leilão deixou uma forte suspeita no ar.

Porque a ANP notificou a Bionasa antes do leilão, deixando claro para a empresa que ela estava impedida de participar?

E porque, mesmo com um juiz e um desembargador concordando com os argumentos da agência de que a Bionasa deveria ficar de fora do leilão, a ANP ainda assim permitiu a participação dela?

Porque após o leilão, quando questionada sobre a participação da usina, a agência reguladora disse que não iria se pronunciar enquanto não fossem homologados os itens da empresa?

Quantos ofícios como esse a ANP já enviou para outras usinas em leilões anteriores? Essas empresas puderam participar, a exemplo da Bionasa?

É interessante lembrar que no passado era a Petrobras que decidia quem realmente entregou o mínimo necessário e, consequentemente, ficaria de fora de um leilão. Só recentemente esse o controle passou a ser feito pela ANP.

E qual seria a explicação pra esse controle suspeito? A resposta a ANP só dará após o Diário Oficial da União garantir que Bionasa ficará com os itens.

Julio Cesar Simczak Vedana é diretor de redação do Portal BiodieselBR e da Revista BiodieselBR.
Tags: L25