PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Aprobio e ANP se reúnem para discutir preço máximo do biodiesel


BiodieselBR.com - 11 out 2012 - 12:00 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Na amanhã de hoje (11) representantes da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) visitam a sede Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Rio de Janeiro onde participam de reunião com membros da diretoria da agência reguladora. O tema do encontro será o processo que os técnicos da entidade usam para determinar os Preços Máximos de Referência (PMRs) dos leilões de biodiesel.

A formação dos PMRs é um dos temas mais controversos do setor. Não é incomum as usinas discordarem abertamente sobre os valores definidos pela ANP. O assunto ganha evidência sempre que as unidades de produção entendem que foi colocado em risco a sustentabilidade financeira das indústrias.

Durante a Conferência BiodieselBR realizada no início do mês, o presidente do conselho da Aprobio, Erasmo Battistella, e o superintendente adjunto de Abastecimento da ANP, Rubens Cerqueira de Freitas, andaram trocando farpas sobre o assunto. Embora tenha dito que a planilha usada pela agência para determinar os preços não poderia ser aberta publicamente – uma reivindicação antiga do segmento –, o servidor disse que a equipe da agência estaria disposta a discutir o tema de forma qualificada.

Pelo lado da ANP participam da reunião a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, e o diretor Allan Kardec.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com