PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Scania apresenta mundialmente seu novo caminhão híbrido


Carpress - 04 nov 2015 - 18:08
ScaniaHibrido 041115
A Scania apresentou mundialmente seu novo caminhão híbrido padrão Euro 6, um modelo P320 que pode tanto se mover no modo elétrico quanto com biodiesel puro. “Agora somamos ao nosso portfólio o híbrido, que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande capacidade de carga”, afirma Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks. A primeira unidade será entregue a um cliente no próximo ano.

O novo veículo pode ser encomendado com cabines P ou G. O motor básico é o Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 324 cv. Ele funciona 100% a biodiesel, como óleo vegetal e atende aos requisitos do Euro 6. Segundo Höglund, os caminhões híbridos serão cada vez mais comuns nos centros urbanos, seja na distribuição, na coleta de lixo ou em outros serviços.

“A capacidade de aumentar o aproveitamento com a direção silenciosa e a redução do consumo de combustível são fatores que refletem diretamente na rentabilidade do cliente. Operar à noite, com as ruas vazias, pode significar maior produtividade e precisão das entregas, por exemplo”, diz o executivo.

Ao mesmo tempo, o híbrido pode atender às normas de poluição sonora locais ou nacionais, tais como a iniciativa European Quiet Truck/PIEK Light, que está sendo implementada em um número cada vez maior de cidades e países e estipula um nível de ruído máximo de 72 decibéis ao dirigir em áreas de silêncio obrigatório.

“Atualmente existem 28 megacidades no mundo com mais de 10 milhões de habitantes. Pesquisadores e tomadores de decisão em todo o mundo buscam equacionar o dilema de distribuir bens e remover o lixo com o mínimo de impacto sobre as pessoas e o meio ambiente”, explica Höglund.

A economia do novo caminhão híbrido chega a 18% em situação normal de condução, comparado ao motor a diesel convencional. O motor elétrico e a reserva de potência são inicialmente indicados para os estágios críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões.