PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

Workshop na Embrapa discute qualidade do biodiesel


Embrapa Agroenergia - 30 jul 2012 - 11:00 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
Qualidade em laboratório com pesquisador da Embrapa
Em 8 de agosto, a Embrapa Agroenergia reúne, em Brasília, representantes da cadeia produtiva do biodiesel, de entidades de pesquisa e órgãos regulamentadores para discutir a qualidade do produto. Os debates estão inseridos na programação do Workshop sobre Controle Pleno da Qualidade do Biodiesel e da Mistura com Diesel.
Um dos palestrantes do evento é Vinícius Skrobot, coordenador do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ele explica que “o biodiesel é um produto relativamente novo no mercado e, então, faz-se necessário monitorar e agir tempestivamente contra agentes que trabalhem com práticas que prejudiquem a qualidade desse biocombustível, na etapa de produção ou qualquer ponto da cadeia de distribuição”.

Em maio deste ano, a ANP publicou uma resolução normativa que define novos padrões de qualidade para o biodiesel. As principais mudanças estão no ponto de entupimento do filtro a frio e no teor máximo de água. Para Skrobot, as novas regras fazem parte de um processo natural de aperfeiçoamento da especificação.  “A nova Resolução apresenta maior rigor contra certos contaminantes associados à perda de estabilidade do produto, como água e glicerídeos. Além disso, a especificação busca alinhar a qualidade do biodiesel aos novos tipos de óleos diesel que estão sendo adotados no Brasil (S10 e S50), que têm menor tolerância a contaminantes”, detalha o coordenador.

Para Skrobot, o Workshop promovido pela Embrapa Agroenergia “será uma ótima oportunidade de ouvir agentes da academia, indústria e governo sobre a evolução do uso do biodiesel na matriz energética brasileira. Para a ANP, é uma oportunidade importante para divulgar suas ações e esclarecer dúvidas sobre questões ligadas à qualidade do biodiesel.”

Além da ANP, também ministrarão palestra no evento representantes das seguintes instituições: Casa Civil, União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e  Lubrificantes (Sindicom), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Sinc do Brasil.

A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Embrapa Agroenergia.

Vivian Chies