PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Embrapa prorrogada inscrição para bolsas em bioprocessos


Assessoria Embrapa - 14 jan 2015 - 11:14 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
EmbrapaBolsa 140115
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) prorrogou até o próximo dia 27 de fevereiro o prazo para inscrição de candidatos às duas vagas para bolsistas de pós-doutorado. As chances são para atuar em pesquisas com processos fermentativos na produção de biomoléculas a partir de glicerina e obtenção de enzimas a serem aplicadas na síntese de biodiesel.

Os selecionados vão desenvolver seu trabalho na sede da Embrapa Agroenergia, em Brasília/DF, com carga horária de 40 horas semanais. Para se candidatar, é preciso ter doutorado na área de bioprocessos, de preferência em produção de moléculas via fermentação. A bolsa é concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Cada bolsista selecionado vai atuar em uma área: "Produção de polióis por processos fermentativos em biorreatores" ou "Produção de biomoléculas por processos fermentativos e aplicação de enzimas". Eles serão supervisionados pelas pesquisadoras Mônica Damaso, Silvia Belém e Thaís Salum.

A Embrapa Agroenergia pesquisa formas de aproveitamento da glicerina, um importante subproduto da produção de biodiesel. Para cada 90 m³ desse biocombustível produzidos, são gerados 10 m³ de glicerina. Os estudos visam à obtenção de produtos químicos a partir dela, de modo a agregar valor à cadeia produtiva.

Também buscando novas tecnologias para a produção de biodiesel, o centro de pesquisa vem estudando a substituição de catalisadores químicos por enzimas. Isso facilitaria a separação da glicerina e melhoraria sua qualidade. Além disso, reduziria drasticamente a geração de efluentes, tornando o processo mais limpo.

Os interessados devem enviar e-mail até 27/02 para [email protected], com o assunto "Bolsa de Pós-doc – bioprocessos". No corpo do e-mail, devem enviar o link para o Currículo Lattes e indicar em qual das áreas deseja atuar.