PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

[Áudio] Diretor da Ubrabio fala do B20 Metropolitano na Rádio Nacional


Rádio Nacional - 24 abr 2015 - 10:44 - Última atualização em: 24 abr 2015 - 15:43

Uso do B20 Metropolitano pode melhorar a qualidade do ar nos municípios brasileiros e ajudar o país a reduzir as emissões de CO2 em cerca de 15%. Esses foram dados trazidos pelo diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, durante a entrevista concedida ontem (24) à Rádio Nacional de Brasília.

Em 21 de maio a Ubrabio – em parceria com a Embrapa Agroenergia – organiza o seminário “B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras”. O encontro vai contar com a participação de prefeitos e autoridades de setores de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Saúde Pública, além de gestores de áreas diretamente relacionadas à sustentabilidade no Brasil.

Segundo o representante da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, a preocupação é fazer uma substituição progressiva de combustível fóssil por combustível de origem animal e vegetal, os chamados biocombustíveis. Ele avalia ainda que o combustível está diretamente associado hoje à quantidade de internações, mortes, falta ao trabalho, em decorrência de doenças pulmonares.

A produção de biodiesel no Brasil hoje já é suficiente para produzir a quantidade maior que a obrigatória hoje, que é 7% de mistura. Mas o que se deseja é que nas grandes cidades, onde o problema de poluição do ar já é muito grave, que seja a mistura usada pelos veículos do sistema de transportes públicos aumente para 20% imediatamente.

Ouça a entrevista: