PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Natureza

Embrapa apresenta projeto Biofrito para o óleo de cozinha


Embrapa Agroenergia - 09 fev 2010 - 08:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:10

O projeto Biofrito, coordenado pela Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) que visa o aproveitamento do óleo de fritura para produção de biodiesel, foi apresentado na última quarta-feira, 03 de fevereiro, ao prefeito de Duartina/SP.

O Prefeito do município, Juninho Aderaldo, foi recebido em Brasília, na sede da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo Chefe da Assessoria de Relações Nacionais – ARN, Moacyr Vaz de Sousa, pelo Chefe de P&D da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld e pelo pesquisador José Dilcio Rocha, coordenador do Projeto.

Embora existam vários projetos no País que usam o óleo de fritura como base para a produção do biodiesel, “nenhum chegou ainda a resultados favoráveis em relação à captação da matéria-prima, porque para captar o produto é preciso queimar combustível e o ideal é que se rode com o próprio biodiesel a partir do óleo reciclado”, ressaltou José Dilcio Rocha.

Com base nisso, o Distrito Federal avança com o projeto Biofrito, cuja principal premissa, conforme contou Rocha, é eliminar parte do resíduo que vai para a rede de esgotos, proporcionando benefícios para o sistema de tratamento de águas da capital federal, que é de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília, CAESB.

Além da Embrapa e da CAESB, são parceiros no projeto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/DF e o Instituto Federal de Brasília/DF. No futuro, também participará o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, que será um importante parceiro na captação do óleo usado.

A Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, financiará a construção de uma planta semi-industrial que terá capacidade para produzir 5 mil litros de biodiesel por dia. A fabricação será feita, também, a partir oleaginosas, cujo plantio será incentivado, no Distrito Federal, pela Emater/DF.

“Vamos entrar com um pedido na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, para que todo o biodiesel produzido seja utilizado nas frotas dos parceiros do projeto”, afirmou Rocha.

No que se refere à comercialização do combustível, o pesquisador afirma que “no momento em que tivermos capacidade de produzir biodiesel em maior escala caberá a uma empresa demonstrar interesse comercial no projeto. Atualmente, o objetivo principal é mostrar que o arranjo da coleta será utilizado e aplicado de forma que a cadeia produtiva do resíduo seja sustentável”.

Rocha tem a perspectiva de inaugurar a usina até ao início do próximo ano. “Essa planta demonstrativa é fundamental para provar a viabilidade e quais são as variáveis críticas neste processo de captação”, observou. “A grande inovação desse projeto é provar, por meio de uma rota comercial, que com o Arranjo Produtivo Local - APL para a recuperação do resíduo é possível transformá-lo em um produto de viabilidade econômica” concluiu.

O Prefeito tem interesse em implantar um projeto semelhante ao Biofrito, em Duartina, juntamente com outros parceiros, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. “Ficou clara a importância da iniciativa, do ponto de vista ambiental, pois consiste na reciclagem do óleo de fritura”, salienta Junhinho Aderaldo.

A Embrapa foi convidada a participar de uma reunião na Regional de Itapetininga-SP, para apresentar uma proposta para a SABESP, que pode vir a ser a principal beneficiária pela retirada do óleo de fritura da rede de esgoto da Região da Média Paulista.

O Prefeito declarou que na condição de Presidente da Associação dos Municípios da Média Paulista - AMMEP vai procurar envolver a região, para que a mesma seja pioneira numa parceria similar ao Biofrito, no estado de São Paulo.