PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Queda do dólar puxa preço da soja apurado pelo Cepea para baixo


BiodieselBR.com - 27 jun 2016 - 12:55

Os valores da soja em grão e dos derivados caíram no Brasil na última semana, pressionados pela desvalorização do dólar frente ao real. Esse cenário afastou vendedores do mercado. A posta do mercado é numa recuperação das cotações dentro dos próximos meses.

Os atores são fundamentam nos baixos estoques das indústrias, no elevado volume de soja já comprometido e nas exportações em ritmo acelerado neste ano. A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, recuou 4,6% na semana entre os dias 17 e 24 de junho. No último dia do período, a saca com 60 kg do grão valia a R$ 87,84.

O Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, referente ao grão depositado no corredor de exportação e negociado na modalidade spot no porto de Paranaguá (PR) teve queda de 4,25% no mesmo período. Na sexta-feira (24) a saca valia R$ 92,66.

Pesquisadores do Cepea indicam que é comum que sojicultores domésticos segurem as vendas neste período do ano, já que muitos não têm necessidade de “fazer caixa”. Vendedores estão atentos ao desenvolvimento das lavouras norte-americanas, já que qualquer mudança climática nos Estados Unidos pode gerar grande impacto nos preços mundiais e domésticos.

Com adaptação BiodieselBR.com