PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Conab estima safra de soja do Brasil em 82,6 milhões de toneladas


Reuters - 06 dez 2012 - 14:13 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
conab soja_061212
A safra de soja do Brasil na temporada 2012/13 foi estimada nesta quinta-feira (06) em um recorde de 82,6 milhões de toneladas. Os números são do levantamento mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se concretizada a previsão, o Brasil deverá superar pela primeira vez o volume produzido pelos Estados Unidos, tradicionalmente o maior produtor da oleaginosa do planeta.

Na previsão mais recente, o Departamento de Agricultura norte-americano aponta a produção da oleaginosa do país na atual temporada em 80,9 milhões de toneladas. A safra norte-americana já foi colhida, enquanto a brasileira ainda dependerá das condições climáticas.

Até o momento, segundo a Conab, tudo está indo bem para a lavoura de soja do Brasil. Apesar de pequenos contratempos climáticos que levaram a atrasos no cronograma de plantio, o tempo melhorou e tudo leva a crer que os impactos não afetarão a produção.

A estimativa da Conab deste mês veio perto do ponto mais alto da previsão do mês anterior, com o tempo favorecendo as lavouras. Em novembro, a estatal havia estimado a safra da oleaginosa entre 81 milhões e 83 milhões de toneladas. "O quadro climático se apresenta favorável em todas as regiões produtoras do país, com destaque para os Estados do Mato Grosso, Paraná e Goiás", afirmou a Conab em relatório.

A companhia apontou ainda que houve uma normalização da situação climática no Rio Grande do Sul, onde foram verificadas chuvas em excesso no final de setembro e início de outubro, acompanhadas de uma escassez hídrica, que perdurou até o fim de novembro.

Com o tempo favorável e uma área plantada recorde, diante de elevados preços pagos pela oleaginosa, a Conab avalia que o Brasil poderá ter a sua maior colheita da história, superando a produção de 2010/11, quando a safra somou 75,32 milhões de toneladas. O plantio também deverá passar de 25 milhões de hectares em 11/12 para 27,24 milhões de hectares em 12/13 – aumento de quase 9%.

Na temporada de 11/12, o Brasil produziu 66,3 milhões de toneladas de soja, tendo sua colheita afetada por problemas climáticos, especialmente no Sul.

O país está no final do plantio da safra de soja 12/13. A colheita deve começar efetivamente nas primeiras semanas de janeiro.

A soja é a principal cultura semeada no Brasil e deverá dar a maior contribuição para o país produzir um recorde de grãos e oleaginosas em 12/13.
A safra total de grãos do país no ano que vem deverá atingirá 180,2 milhões de toneladas, aumento de 8,4% na comparação com a deste ano.

Os técnicos da Conab estiveram em campo entre os dias 19 e 23 de novembro nas principais regiões produtoras para fazer a apuração dos dados.

"Uma vez que o plantio está em fase final, a Conab passará a acompanhar o comportamento climático que poderá alterar as produtividades estimadas", diz o relatório.

Roberto Samora e Fabíola Gomes