PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Colheita de soja no país se aproxima da metade


Reuters - 11 mar 2013 - 17:52 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
soja 50_110313
O tempo mais seco no Centro-Oeste permitiu o avanço da colheita de soja na última semana e elevou o índice do total colhido no Brasil na temporada 2012/13 para quase metade da área total. Esse avanço foi apontado por consultorias especializadas em agronegócio nesta segunda-feira.

Segundo a AgRural, colheita já foi realizada em 46% das áreas cultivadas. Um crescimento de 10 pontos percentuais sobre a semana anterior e que já iguala a média registrada na última temporada para esse mesmo período. Numa estimativa semelhante, a consultoria Clarivi apontou avanço da colheita para 46,4% da área plantada, contra 37% uma semana antes. Na primeira semana de março do ano passado, a colheita estava em 43,7%.

Em Mato Grosso, maior estado produtor, a colheita está entre 75% (AgRural) e 73,4% (Clarivi). A colheita se acelero, com a parada das chuvas em meados de fevereiro. "Em Mato Grosso do Sul, a colheita saltou de 59% para 75% em uma semana, deixando o Estado bem à frente dos 68% de um ano atrás", disse a AgRural, em relatório.

No Paraná, segundo maior produtor do Brasil, a colheita já atingiu cerca de metade da área cultivada."Os últimos sete dias foram de tempo mais seco em boa parte do Estado, com exceção do oeste e do extremo nordeste, onde as chuvas vieram acima do normal", disse a AgRural, sobre a colheita paranaense.

Já no Rio Grande do Sul, outro importante Estado produtor, a colheita está ainda no começo, tendo avançado para 2% da área na última semana. "Esta semana as chuvas vão seguir em forma de pancadas, então não teremos grandes problemas no Centro-Oeste", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.

Enquanto isso, no Sul do país, uma frente fria está se formando, com muitas chuvas no início da semana, provocando uma parada de todas as atividades de campo a partir da tarde desta segunda-feira, acrescentou Santos.

Gustavo Bonato e Carolina Stauffer - Reuters
Com adaptação BiodieselBR.com