PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Transportadora gaúcha instala miniusina de biodiesel para uso próprio


Clic Camaquã - 25 jul 2016 - 08:48

Uma transportadora do Rio Grande do Sul está apostando em biodiesel. A empresa Camaquã Distribuidora acaba de instalar uma miniusina com o objetivo de produzir diretamente parte do combustível consumido por sua frota de caminhões que distribui alimentos para 96 cidades gaúchas, incluindo a capital Porto Alegre.

Com capacidade da produção de 150 mil litros por mês, a usina processará exclusivamente óleos e gorduras residuais (OGR) – especialmente óleo de cozinha usado. A expectativa é uma produção inicial de 20 mil litros mês, dependendo do volume de matéria prima disponível.

Segundo estimativas com base no número de habitantes, apenas a cidade de Camaquã (RS) – 65,5 mil moradores – descarta aproximadamente 600 mil litros de óleo de cozinha usado por ano. A ideia agora é instalar um arranjo produtivo que permite a coleta e reciclagem deste material. Além disso, segundo o diretor comercial da empresa, Márcio da Silva, também há a possibilidade de desenvolver um sistema de logística reversa que vai usar a frota de 52 caminhões pertencente à própria empresa para recolher OGRs em clientes da empresa que inclui supermercados, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos.

"Queremos nos tornar uma das primeiras Distribuidoras no país a distribuir produtos com combustível 100% sustentável", conclui Márcio.

Considerando a produção e uso de 20 mil litros de biodiesel mensais haverá uma redução de 50 toneladas de CO2 ao mês – cerca de 70% nas emissões de gases de efeito estufa da empresa. Além disso, será evitada a contaminação de 500 milhões de litros de água

Com adaptação BiodieselBR.com