PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Programa já reciclou mais de 241 mil litros de óleo de cozinha


Goiás Agora - 19 fev 2015 - 14:32 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
OGRGoias 190215
Mais de 241 mil litros de óleo de cozinha usado foram coletados e destinados à reciclagem desde a implantação do Programa Olho no Óleo pela Saneago. Segundo o superintendente de Comunicação e Marketing da empresa, Luiz Novo, trata-se de uma iniciativa extremamente eficiente, uma vez que todo esse óleo residual de fritura que poderia estar sendo dispensado nos leitos dos rios e na rede de esgoto está tendo o descarte adequado. Essas pessoas poderiam jogar esse óleo na pia, o que traria transtornos para a Saneago e para a população, diz. O programa irá completar três anos no dia 22 de março de 2015, data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

O programa conta com a adesão de dois tipos de colaboradores: os consumidores residenciais que correspondem a 42,1% do total coletado e 583 grandes geradores como bares, restaurantes ou condomínios. 

O programa Olho no Óleo possui pontos de coleta instalados em quatro municípios: Anápolis, Goiânia, Itumbiara e Morrinhos.  O produto é reaproveitado para a produção de biodiesel ou detergentes e sabões.

Ampliação
Antes da implantação do Programa Olho no Óleo, pesquisas apontavam que 23,5 % das obstruções nas redes coletoras de esgoto eram ocasionadas por gordura/óleo.

Após 33 meses de existência, principalmente na região central de Goiânia, onde há maior adesão ao programa, conclui-se que, à medida que aumenta a quantidade de ligações de esgoto, diminui a quantidade de serviços de desobstruções de esgoto. 

Com bons resultados, a expectativa é pela ampliação da coleta, com a inscrição de mais municípios. “Existem prefeituras que querem fazer parcerias com a Saneago para a implantação do programa e então estamos apresentando propostas para buscar apoio nesse sentido”, informa Luiz Novo.

Com adaptação BiodieselBR.com