PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Firjan estuda instalar consórcio para reciclar OGRs em Três Rios (RJ)


Assessoria Firjan - 21 mai 2015 - 15:53 - Última atualização em: 26 mai 2015 - 15:00

O grupo de Meio Ambiente do Sistema Firjan estuda criar um consórcio para produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras recuperados (OGRs) na região do município fluminense de Três Rios. A ideia surgiu após uma visita da comitiva a uma microusina de biodiesel localizada no bairro de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, que também contou a presenta de representantes das prefeituras das cidades de Areal, Sapucaia e Três Rios.

A planta funciona dentro das instalações da Associação de Recicladores de Embalagens PET (Abrepet) – uma associação de recicladores cariocas. O óleo é recolhido pelos catadores da associação em diversos pontos da cidade e, após passarem por um processo inicial, é transformado em biodiesel.

O grupo enxergou a possibilidade de adaptar a ideia à região onde já existe um projeto para o recolhimento do óleo de cozinho usado. “O que precisamos é encontrar uma forma para reverter isso em mais benefícios. Por exemplo, com a produção do biodiesel, o investimento será transformado em economia, já que aproveitaremos os combustíveis nos próprios veículos da administração pública”, disse o secretário de Meio Ambiente de Areal, Juvenal de Souza Brasil Neto.

O presidente da Representação Regional da Firjan, Alceir José Corrêa, acredita que um consórcio traria diversos benefícios. “Com essa aliança os municípios poderão realizar um trabalho conjunto para recolhimento deste óleo e reaproveitar na própria região”, disse.

De acordo com o presidente da Abrepet, Edson Freitas, o processo é viável e bem simples. “Recolhemos o material nos postos de coletas, que neste caso é o óleo de cozinha, que anteriormente era descartado, e o reutilizamos. O biodiesel produzido, podemos usar em carros, máquinas e tratores normalmente”, explica.