PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Grupo Barralcool recebe participantes do Projeto Óleo do Bem


Direto da Usina - 18 mar 2013 - 09:08 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
barralcoo oleodobem_180313
Na segunda-feira passada (11), foi realizado nas dependências do Grupo Barralcool, o primeiro encontro de 2013 com os representantes das 11 escolas participantes do Projeto Óleo do Bem. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas entre diretores, coordenadores e professores, representando todas as escolas estaduais e municipais participantes.

Na ocasião o gerente da Divisão Biodiesel, Silvio Rangel, fez uma apresentação explicando a todos o processo de fabricação do biodiesel, desde a entrada da matéria-prima – incluindo o óleo de fritura coletado pelo projeto –, até a obtenção do produto final, o biodiesel. Na reunião foi apresentada a prestação de contas, com todos os valores investidos no Projeto Óleo do Bem em 2012. Em seguida foram debatidos alguns temas sobre sugestões de melhorias para o Projeto Óleo do Bem, onde as escolas fizeram suas considerações. Os participantes ainda puderam conhecer a fábrica de biodiesel do Grupo Barralcool de perto.

Os professores de Barra do Bugres (MT), se mostraram bastante motivados com os resultados positivos alcançados e cheios de expectativas para mais um ano de Projeto, tendo em vista que ainda neste ano haverá a adesão de uma nova escola do município de Porto Estrela (MT).

Como funciona
O Projeto Óleo do Bem coleta e recicla óleo de fritura usado, transformando o mesmo em biodiesel. Para isso foram estabelecidas parcerias com as escolas de Barra do Bugres, onde foram instalados pontos de coleta – os chamados ecopontos. Os alunos receberam garrafas apropriadas para armazenar o óleo e trazer para a escola, ao entregar o óleo para o professor responsável, este repassa ao aluno a quantidade de ecorreais – moeda personalizada do projeto que pode ser trocada por brindes – de acordo com o volume de óleo recolhido pelo aluno.

A escola também ganha com a coleta, pois cada litro coletado é revertido em algum equipamento que a escola necessite ao fim do ano letivo.Dessa forma, toda a comunidade está convidada a participar do Projeto, seja pelos brindes individuais, seja pelo brinde coletivo que cada escola receberá no final do ano letivo ou ainda pelo cunho ambiental.

O lançamento foi em 02 de março de 2012. A cada dois meses é oferecido um café da manhã de confraternização, onde são realizadas palestras voltadas ao meio ambiente e levantadas as dificuldades encontradas do decorrer das atividades, esclarecidas as dúvidas, ouvidas as sugestões e críticas, enfim, troca de experiências entre os colaboradores do Grupo Barralcool e os professores que trabalham o Projeto Óleo do Bem em sala de aula.
Tags: Barralcool OGR