PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Mamona

Projeto da PBio e Embrapa aumenta produtividade da mamona em 30%


Agência Petrobras - 16 jan 2015 - 15:02 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
MamonaPetrobras 160115
Por meio de um convênio com a Embrapa, a Petrobras Biocombustível financiou a criação de oito Unidades de Teste e Demonstração (UTDs) de mamona nos estados da Bahia e do Ceará. O objetivo é realizar experimentos ao longo de quatro safras durante as quais será avaliada a sustentabilidade do cultivo da mamona.

Os primeiros resultados – da safra 2013/14 – demonstram que mesmo com a seca que atingiu o Semiárido, a produtividade obtida pela UTDs ficou 30% acima da média graças ao uso de técnicas adequadas de manejo que respeita o clima, o solo e a tradição de cultivo de cada localidade.

Cada núcleo de UTD é composto de 21 unidades demonstrativas, sendo uma matriz e 20 filiais instaladas em pequenas propriedades rurais, onde são testadas diferentes tecnologias para o cultivo da mamoneira no semiárido. Na primeira safra, foram beneficiados diretamente 155 agricultores.

O projeto prevê ainda ações que deverão ampliar a difusão do conhecimento aos produtores de mamona do semiárido, com meta de implantação de 966 unidades nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí até a safra 2016/17.

A mamona produzida pelas UTDs é usada para a manutenção do Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para usinas que incluam a agricultura familiar na produção de oleaginosas.

Com adaptação BiodieselBR.com