PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Mamona

Agricultores plantam mamona usando técnica desenvolvida pela ONU


Agência Petrobras - 22 jul 2014 - 13:48 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
MamonaONUPBio 220714
Uma iniciativa voltada para agricultores familiares produtores de mamona no semiárido brasileiro, que visa aumentar em 30% a produtividade da oleaginosa por meio de novas tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis, foi inspirada em metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e utilizada por plantadores de arroz na Indonésia.

Na Bahia e no Ceará, já foram implantadas 168 unidades de teste e demonstração (UTDs Matrizes e Filiais) em propriedades rurais de agricultores familiares contratados pela companhia. Até 2017, a meta é implantar, ao todo, 966 unidades, atingindo pequenos produtores também nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. O projeto conta com apoio da Petrobras Biocombustível e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O projeto é realizado por meio do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) - que constitui, na prática, "escolas de campo" que demonstram a eficácia de novas tecnologias adaptáveis às condições daquelas regiões. As atividades no campo difundem estes conhecimentos, permitindo comparar resultados obtidos na aplicação de práticas agrícolas locais e as inovações propostas pela Embrapa.

UTDs
As UTDs – bem como os cursos desenvolvidos ao longo dos anos – contribuem para a constante atualização dos técnicos agrícolas sobre a cultura da mamona e as questões ambientais que impactam a produção. Estes conhecimentos são transmitidos, dia após dia, no relacionamento com os agricultores familiares e contribuem para ampliar e qualificar a participação destes pequenos produtores na cadeia do biodiesel.