PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Palma em sistemas agroflorestais é apresentada em evento internacional


Assessoria Embrapa - 04 dez 2014 - 11:17 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
PalmaEmbrapa 041214
O cultivo do dendê em sistemas agroflorestais (SAFs) na agricultura familiar no Pará foi exemplo de caso de sucesso no 1º Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia Oriental, realizado em Belém, de 2 a 3 de dezembro. 

O modelo produtivo, inédito no mundo, está em fase experimental por meio de projeto da indústria de cosméticos Natura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. As unidades demonstrativas, onde são feitas avaliações de serviços ambientais, foram instaladas em 2008 em Tomé-açu, município do nordeste paraense com tradição de plantios em sistemas agroflorestais desde os anos 1960. 

Um dos motivos para o projeto ter sido escolhido como caso de sucesso pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental - Rede Namor, organizadora do evento, foi a característica da parceria - que aproxima mercado (a Natura, em busca da autossuficiência na obtenção de óleo de dendê para cosméticos), pesquisa, produtores (ligados à Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-açu) e instituição de ensino (Universidade Federal Rural da Amazônia). 

O Pará é polo de produção de biocombustível à base de óleo de dendê a partir de monocultivos. "Os SAFs, além de apropriados às características da agricultura familiar na Amazônia, são alternativa sustentável à predominância do modelo da monocultura do dendê", ressaltou o pesquisador Osvaldo Kato.

O estudo avalia o impacto de sistemas agroflorestais com dendê sobre a ciclagem de carbono e nutrientes, a qualidade do solo, a polinização e a diversidade de fauna e flora em função da técnica de preparo de área e do arranjo de espécies agrícolas e florestais.

De acordo com o pesquisador, os resultados estão comprovando que os sistemas favorecem a biodiversidade do solo, da vegetação e da fauna presente nas unidades, assim como o aumento da produção de biomassa aérea, da matéria orgânica do solo e reduzindo a perda de nutrientes e água.

"Os desafios e o aprendizado têm sido grandes para a equipe", comentou Kato, lembrando que os resultados que estão obtendo são pioneiros, já que plantar dendê em SAFs em produção orgânica é algo inédito.