PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

EBDA apresenta manejo e uso para subprodutos do dendê


BiodieselBR.com - 27 nov 2012 - 15:44 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
ebda dende_bahia_271112
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) está apresentando ao público baiano novidades relacionadas ao manejo da palma-de-óleo e aos produtos dessa cultura. A exposição faz parte da programação da 25ª Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro) que acontece até domingo (02) no Parque de Exposições de Salvador.

Mudas de dendê da variedade Tenera – indicada pelos técnicos como ideal para o biodiesel –, cachos do fruto e os diversos co-produtos da oleaginosa serão mostrados EBDA. No local também estão sendo demonstradas as técnicas de plantio, colheita, processamento e beneficiamento do dendê.

A engenheira agrônoma e coordenadora da Cadeia Produtiva do Dendê na Bahia, Ana Cristina Santos comenta que a equipe da EBDA esta pronta para prestar informações técnicas e especificas sobre a cultura. “Vale à pena conferir os atrativos da cadeia do dendê, onde os técnicos demonstram desde o manejo da cultura até a utilização dos subprodutos do dendezeiro”, assegura a técnica.

Ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) da Bahia, a EBDA presta serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos agricultores familiares da cadeia produtiva do dendê. Segundo Ana Cristina, recentemente a empresa começou a incentivar a substituição das variedades tradicionais de dendê pela Tenera que tem maior produtividade de óleo por hectare. “Muitos são os benefícios da variedade Tenera, com ela é possível produzir entorno de 22 toneladas por hectare plantado, além de maior produção de óleo de palmiste, atualmente um dos produtos mais nobres dessa oleaginosa, utilizado nas indústrias de cosméticos e medicamentos”, assegurou.

Entre de julho e agosto desse ano, a EBTA entregou cerca de 11 mil mudas de dendê Tenera para um grupo de 100 agricultores familiares dos municípios de Camamu, Nilo Pecanha e Valença.

Embora a palma-de-óleo esteja crescendo na Região Norte – em especial no Pará –, a Bahia tem uma relação histórica com essa cultura oleaginosa. No estado nordestino a área disponível para a exploração do dendê é de 750 mil hectares, situada nas regiões litorâneas, e a produção é de aproximadamente 194,5 mil toneladas de cachos. 

Fabio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da EBTA